TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA
O
uso das novas tecnologias pode contribuir para novas práticas pedagógicas desde
que seja baseado em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor,
transformando uma série de elementos que compõem o processo de
ensino-aprendizagem. Analisando o crescimento da
informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se
busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao
acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios
onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer
valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço. Deste modo, a escola se
apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de
uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da
informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a este
processo.
No caso da instituição de ensino na qual desenvolvo meus
trabalhos pedagógicos fazemos uso de alguns recursos tecnológicos, tais como, televisores, aparelhos de DVD e som, mídias de armazenamento como pendrives e unidades de
memória flash (como cartão de memória) e apesar de contar com um computador de
mesa (Desktop) ainda não possuímos internet banda larga.
O fato da
escola não ter absorvido totalmente as condições de usufruir de novas
tecnologias, se justifica, em parte, o ensino tradicional que vem sendo
aplicado, pois os professores ainda possuem a visão de que inserir uma
tecnologia em sala de aula não complementaria a aprendizagem dos conteúdos
propostos. Não há motivos para ignorar o uso das tecnologias no ambiente
escolar, a não ser que este recurso não possa ser usado de forma a gerar
resultados no processo de ensino-aprendizagem melhores do que os que estão
sendo apresentados. O professor, ao utilizar destes recursos tecnológicos a
favor dos conteúdos, torna-se um mediador do conhecimento de uma forma democratizada.
A valorização do aprendizado através de mídias digitais, várias formas de
pensar e interagir através de meios de comunicação e informação onde o aluno
apropria-se das TIC´s (tecnologias de informação e comunicação) é um caminho a
ser traçado.
Tem sido válido o fato de difundir a importância da inserção
dos recursos tecnológicos na escola e apresentar propostas práticas de um
trabalho fundamentado no uso de computadores, tendo em vista a busca de mudança
à prática pedagógica, já que as tecnologias estão cada vez mais disponíveis no
mercado e presentes na escola.
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