PROJETO: REGANDO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE


PROFESSORAS: Ângela, Graça e Suely.     
TURMA: Maternal II                TURNO: Tarde
PERÍODO:       de 2013                                                                
Justificativa:
    O Projeto REGANDO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual, social e coletivo.
   O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita, pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial. Com o objetivo de formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. Na construção deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisição de seus próprios limites corporais .
Objetivo Geral
   Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Trabalhar a interação família escola;
·         Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários  refletindo sobre este tema diversidade;
·         Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus coleguinhas;
·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·         Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
·         Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
·         O uso da arte de contar histórias para apresentar diversos contos
Conteúdos norteadores:
·         Hábito de ler e interpretar histórias;
·         Trabalhar a oralidade;
·         Expressão critica;
·         Criatividade;
·         Autonomia;
·         Respeito às diferenças, etc.
Matemática:
·         Conhecimento de cima, baixo, dentro, fora, longe, perto.
·         Noções de quantidade.
·         Reconhecer e reescrever os números de 1 à 5          
·         Sequenciar fatos;
·         Noções de grandeza e espessura.     
Artes:
·         Desenho livre;
·         Pintura com tinta;
·         Recorte e colagem;
·         Manuseio de tesouras
·         Confeccionar presentes e lembrancinhas para o papai;
·         Participar das dramatizações de músicas;
Sócio Afetivo:
·         Trabalhar a coletividade;
·          Respeitar regras pré-estabelecidas;
·         Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
·         Valorizar sentimentos de respeito, arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
·         Saber ouvir;
·         Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Movimento:
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
·         Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
·         Encaixar e/ou separar objetos por tamanho;
·         Modelar livremente com massinhas;
·         Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Linguagem oral e escrita:
·         Reconto de  histórias;
·         Produção oral coletiva de histórias;
·         Ilustração de histórias;
Natureza e Sociedade:
·         Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções
·         Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características
·         Os cuidados com água no momento de higienização.
Atividades Previstas:
Rodas da conversa
Leitura de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis.
Confecção de cartazes, livros referente ao tema diversidade;
Músicas e textos com conteúdo relacionado aos temas: corpo e diversidade;
Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas;
Conto e reconto de histórias;
Ilustração de histórias;
Observação de partes do corpo humana
Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade racial e cultural.
Exposição dos trabalhos para comunidade escolar.
Roda de conversas.
Recursos:
  • Músicas;
  • Colagem;
  • Cartolinas;
  • EVA;
  • Chaveiros;
  • Tinta Guache;
  • Durex colorido;
  • Papel crepom;
  • Papel Ofício;
  • Giz de cera;
  • Aparelho de Som/ DVD;
  • Televisor;
·         Livros de histórias;
·         CDs;
·         DVs;
·         Fotos;
  • Recortes;
·          Fantoches,
·         Marionetes,
·         Fantasias e maquiagens caixa d fantasia


                                                                      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da Natureza

RESENHA DE TEXTO: “A PEDAGOGIA COMO UMA TECNOLOGIA CULTURAL”, de Simon (1995)