PROJETO: REGANDO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE
PROFESSORAS:
Ângela, Graça e Suely.
TURMA:
Maternal II TURNO: Tarde
PERÍODO: de 2013
Justificativa:
O Projeto REGANDO MULTICULTURALISMO
E DIVERSIDADE propõe
uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre
identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no
âmbito individual, social e coletivo.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás
possibilidades de explorar várias habilidades e competências. Sendo assim, com
a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita, pode-se explorar a
heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial. Com o objetivo de
formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social,
conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
Na construção
deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se
e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisição de seus
próprios limites corporais .
Objetivo Geral
Abordar as
diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de
conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de
forma prazerosa, rica e envolvente.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
·
Trabalhar
a interação família escola;
·
Promover
a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre este tema diversidade;
·
Trabalhar
a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus coleguinhas;
·
Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com
confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
·
Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus
limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e
bem-estar;
·
Estabelece
vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo sua auto-estima
e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação
social;
·
O uso da arte de contar histórias para apresentar
diversos contos
Conteúdos
norteadores:
·
Hábito de ler e interpretar histórias;
·
Trabalhar a oralidade;
·
Expressão critica;
·
Criatividade;
·
Autonomia;
·
Respeito às diferenças, etc.
Matemática:
·
Conhecimento de cima, baixo, dentro,
fora, longe, perto.
·
Noções de quantidade.
·
Reconhecer e reescrever os números de 1
à 5
·
Sequenciar fatos;
·
Noções de grandeza e espessura.
Artes:
·
Desenho livre;
·
Pintura com tinta;
·
Recorte e colagem;
·
Manuseio de tesouras
·
Confeccionar presentes e lembrancinhas
para o papai;
·
Participar das dramatizações de músicas;
Sócio
Afetivo:
·
Trabalhar a coletividade;
·
Respeitar
regras pré-estabelecidas;
·
Compartilhar materiais de uso comum, bem
como brinquedos e espaços;
·
Valorizar sentimentos de respeito,
arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
·
Saber ouvir;
·
Criar vínculo afetivo com a professora e
os colegas;
Movimento:
·
Deslocar-se com destreza progressiva no
espaço ao andar, correr, pular.
·
Desenvolver atitudes de confiança nas
próprias capacidades motoras:
·
Encaixar e/ou separar objetos por
tamanho;
·
Modelar livremente com massinhas;
·
Participar de situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais;
Linguagem
oral e escrita:
·
Reconto de histórias;
·
Produção oral coletiva de histórias;
·
Ilustração de histórias;
Natureza
e Sociedade:
·
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras,
jogos e canções
·
Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio
corpo e suas características
·
Os cuidados com água no momento de
higienização.
Atividades
Previstas:
Rodas da
conversa
Leitura
de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis.
Confecção
de cartazes, livros referente ao tema diversidade;
Músicas e
textos com conteúdo relacionado aos temas: corpo e diversidade;
Linguagens
cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as
expressões plásticas;
Conto e reconto
de histórias;
Ilustração de
histórias;
Observação de partes do corpo
humana
Valorização da ação artística e o respeito pela
diversidade racial e cultural.
Exposição dos trabalhos para
comunidade escolar.
Roda de conversas.
Recursos:
- Músicas;
- Colagem;
- Cartolinas;
- EVA;
- Chaveiros;
- Tinta
Guache;
- Durex
colorido;
- Papel
crepom;
- Papel
Ofício;
- Giz
de cera;
- Aparelho
de Som/ DVD;
- Televisor;
·
Livros de
histórias;
·
CDs;
·
DVs;
·
Fotos;
- Recortes;
·
Fantoches,
·
Marionetes,
·
Fantasias e maquiagens
caixa d fantasia
Comentários
Postar um comentário