PROJETO: CULTIVANDO O MEIO AMBIENTE
PROFESSORA:
Ângela
TURMA:
Maternal II TURNO: Tarde
PERÍODO:
03/05 a 22/07 de 2013
PROJETO:
CULTIVANDO O MEIO AMBIENTE
Justificativa:
É importante proporcionar
aos alunos e alunas o estudo das datas comemorativas, ajudando a criança a
conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil. Visando-se explorar o meio
ambiente, a preservação da natureza e os animais de todas as espécies, a
valorização da água, a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
Conforme
Leonardo Boff (2011 p.29-39).
Mais importante
que saber é nunca perder a capacidade de sempre mais aprender. [...]
necessitamos de sabedoria, pois só esta manterá o poder [...] fazendo-o meio de
potenciação da vida e de salvaguarda do planeta. [...]é urgente um novo ethos
de cuidado, de sinergia, de re-ligação, de benevolência, de paz perene para com
a Terra, para com a vida, para com a sociedade[...].
Ø SUB.
TEMA: Mãe, mulher forte e de valor.
Conteúdos
norteadores:
Qual o nome da
minha mãe?
O que minha mãe
mais gosta?
Quem são os
membros da minha família?
Objetivos:
Linguagem Oral e Escrita:
Linguagem Oral e Escrita:
Identificar pelo
nome a minha mamãe;
Conhecer o nome
da mamãe dos colegas;
Participar de variadas
situações de comunicação oral, para interagir, brincar e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da fala.
Matemática:
Sequenciar fatos;
Contagem do número 1 ao 5.
Natureza
e Sociedade:
Reconhecer e
nomear os membros da família;
Participar de
atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam
respeito as mães, ao amor fraterno.
Artes:
Utilizar o dedo
para realizar as colagens;
Confeccionar
presentes e lembranças para a mamãe;
Participar das
dramatizações das músicas;
Sócio
Afetivo:
Respeitar regras
pré- estabelecidas;
Saber ouvir;
Criar vínculo
afetivo com a professora e os colegas;
Movimento:
Deslocar-se com
destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
Desenvolver
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
Encaixar objetos
por tamanho;
Modelar
livremente com massinhas;
Participar de
situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Dramatização das
musicas.
Atividades
Previstas:
Rodinhas de
conversas;
Levantar
questionamentos;
Pintura;
Ouvir, cantar e
dançar diferentes músicas e ritmos;
Confecção de um
cartão para mamãe;
Criar um mural
com imagens dos presentes que desejaria dar a mamãe.
Produzir
coletivamente o cartaz momentos com a mamãe;
Produzir um
cartaz coletivo com a pintura da mão;
Ouvir poemas
sobre a mãe;
Produção do pano
de prato;
Apresentação
para as mães da música: Mamãe é uma flor.
Ø Subtema:
Eu, agente transformador (a) cuidando do ambiente.
Conteúdos
Norteadores:
O meio ambiente;
O cuidado ao
ambiente em que vivemos;
Desenvolver a
percepção visual, auditiva e motora;
Explorar a
imaginação e a criatividade;
Aprimorar a
motricidade ampla e fina
Proporcionar novos
conhecimentos e vivências
Objetivo:
Este projeto tem
como objetivo sensibilizar as crianças da importância do cuidado para com o
meio ambiente.
Linguagem
oral e escrita:
Narrar
histórias
Produção oral
coletiva de histórias
Matemática:
Conhecimento de
cima, baixo, dentro, fora.
Noções de
quantidade.
Natureza
e Sociedade:
Partes do corpo
Reconhecimento
do meio escolar
Os cuidados com
água no momento de higienização.
Artes:
Pintura com
tinta;
Recorte e
colagem;
Confecção
de mascara;
Manuseio de tesouras.
Sócio
afetivo:
Compartilhar
materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
Valorizar
sentimentos de arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo e
com a natureza.
Movimento:
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
Utilizar
adequadamente talheres (colher) e copo, durante as refeições.
Participar de
brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Atividades
Previstas:
Conto e reconto
de histórias;
Ilustração de
histórias;
Desenho do meio;
Confecção de
brinquedos com sucata;
Flor feita com
caixa de ovo;
Criação de um
mascote da turma;
Criação de
uma mini horta;
Ornamentação de
lixeiras;
Cartazes;
Cachorrinho com
cds;
Exposição dos
trabalhos para comunidade escolar.
Ø Sub.tema:
São João mais sustentável.
Conteúdos
Norteadores:
Identificar
costumes e tradições;
Reconhecer as
diferentes cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto;
Desenvolver
percepções visuais e auditivas;
Ampliar o
vocabulário.
Objetivos:
O
objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos
costumes das festas juninas.
Conhecer as características das
festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes
de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Compreender a história da festa
junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro destacando seus
aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do
trabalho em equipe.
Aprender a usar
as cores;
Conhecer as
vestimentas juninas;
Reconhecer as
tradições e costumes utilizados nas festas juninas;
Apreciar as
artes visuais;
Demostrar e
interessar-se pelo mundo social e natural;
Reconhecer,
identificar e valorizar a cultura;
Criar
combinações para o desenvolvimento da rotina.
Linguagem
oral e escrita:
Roda de conversa;
Roda de leitura;
Conto e reconto de histórias.
Ampliar o
vocabulário;
Criar textos coletivos
Matemática:
Trabalhar cores azul, amarelo,
vermelho, verde, branco e preto;
Noção de quantidade;
Noções de capacidade, massa e
tempo.
Contagem oral;
Conhecer as formas geométricas.
Natureza
e Sociedade:
Valorização da cultura nordestina;
Brincadeiras de faz-de-conta;
Participação em atividades que
envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às
tradições da comunidade; Escola
– tradições da comunidade.
Valorização de atitudes de
manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente;
Percepção do desenvolvimento
gradativo do próprio corpo e suas características;
Artes:
Dobraduras;
Desenho livre;
Desenho sobre a fogueira;
Picote;
Recorte
Montagem do quebra-cabeça;
Sócio
Afetivo:
Trabalhar a coletividade;
Criar combinações da rotina;
Respeitar regras
pré-estabelecidas;
Compartilhar matérias de uso
comum;
Valorizar sentimentos de
arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
Movimento:
Dramatização de música;
Canções folclóricas;
Cantigas de roda;
Deslocar-se com destreza no
espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.
Atividades
Previstas:
Rodas de
conversa;
Rodinhas de
leituras;
Dramatização de
músicas;
Conversar sobre
a festa junina e costumes;
Elaboração de um
mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.
Brincadeiras
Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, estoura balão, argola corrida do
ovo, entre outras).
Produção de
enfeites para a sala
Leitura de ditados juninos
Recursos:
- Músicas;
- Colagem;
- Cartolinas;
- EVA;
- Saco;
- Cadeiras;
- Balões;
- Ovo;
- Bambolê;
- Tinta
Guache;
- Durex
colorido;
- Papel
crepom;
- Papel
Ofício;
- Giz
de cera;
- Aparelho
de Som/ DVD;
- Televisor;
- Recortes;
- Tradições;
- Comidas
típicas.
Bibliografia:
BOFF, Leonardo. Saber
Cuidar: ética do humano- compaixão pela terra. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2011, p.22 -39.
Comentários
Postar um comentário