Contextualizando a mudança: da teoria à prática com as TIC´S
Estratégias didáticas dirigidas
para dilatar o conhecimento dos alunos veem sendo debatidas e aplicadas unido às
tecnologias na tentativa de uma educação mais atualizada e direcionada para que
os alunos assimilem o conhecimento indispensável e se encaixilhem em um mundo
tecnologicamente desenvolvido e dinâmico.
É
necessário que as aulas não sejam limitadas
ao espaço abarcado pelas quatro paredes da sala de aula. As escolas dispõem,
hoje, de vários recursos tecnológicos que devem ser utilizados no ensino, para atar-se
a atenção dos alunos os professores precisam utilizar meios interativos, ou
seja, os alunos hoje querem interagir e participar mais das atividades
propostas, não querem apenas ficar trancafiados em uma sala. As TIC´s como
intermediárias na edificação do conhecimento podem ser utilizadas para diversas
finalidades, tais como: envolver a linguagem audiovisual como mediador
no processo de construção do conhecimento; e adaptar a formação e gestão de um
acervo didático audiovisual como meio pedagógico e identificar algumas das inúmeras
probabilidades de uso dos instrumentos de vídeo em sala de aula.
Há estratégias
de contenção das TIC´s no currículo em todos os campos da educação. Eu trabalho
com uma turma na faixa etária de 2 a 3 anos, e consigo empregar as tecnologias
em minhas aulas, volvidas como subsídio no desenvolvimento de objetivos
direcionados nas atividades, não me refiro apenas ao uso do televisor ou do aparelho
de som (que também utilizo), mas em meu entender a partir de uma pesquisa na
internet para aprofundar meu conhecimento antes mesmo de repassa-lo aos alunos passo
a utilizar as TIC´s como estratégia.
Todos os dias em
minha sala de aula têm uma rodinha de conversa para falar sobre o tema da aula
e a partir das conclusões do grupo desenvolvo atividades voltadas ao assunto
utilizando dicas que mesmo inconscientemente as crianças me sugerem.
Comentários
Postar um comentário