Contextualizando a mudança: da teoria à prática com as TIC´S


 Estratégias didáticas dirigidas para dilatar o conhecimento dos alunos veem sendo debatidas e aplicadas unido às tecnologias na tentativa de uma educação mais atualizada e direcionada para que os alunos assimilem o conhecimento indispensável e se encaixilhem em um mundo tecnologicamente desenvolvido e dinâmico.
É necessário que as aulas não sejam limitadas ao espaço abarcado pelas quatro paredes da sala de aula. As escolas dispõem, hoje, de vários recursos tecnológicos que devem ser utilizados no ensino, para atar-se a atenção dos alunos os professores precisam utilizar meios interativos, ou seja, os alunos hoje querem interagir e participar mais das atividades propostas, não querem apenas ficar trancafiados em uma sala. As TIC´s como intermediárias na edificação do conhecimento podem ser utilizadas para diversas finalidades, tais como: envolver a linguagem audiovisual como mediador no processo de construção do conhecimento; e adaptar a formação e gestão de um acervo didático audiovisual como meio pedagógico e identificar algumas das inúmeras probabilidades de uso dos instrumentos de vídeo em sala de aula.
Há estratégias de contenção das TIC´s no currículo em todos os campos da educação. Eu trabalho com uma turma na faixa etária de 2 a 3 anos, e consigo empregar as tecnologias em minhas aulas, volvidas como subsídio no desenvolvimento de objetivos direcionados nas atividades, não me refiro apenas ao uso do televisor ou do aparelho de som (que também utilizo), mas em meu entender a partir de uma pesquisa na internet para aprofundar meu conhecimento antes mesmo de repassa-lo aos alunos passo a utilizar as TIC´s como estratégia.
Todos os dias em minha sala de aula têm uma rodinha de conversa para falar sobre o tema da aula e a partir das conclusões do grupo desenvolvo atividades voltadas ao assunto utilizando dicas que mesmo inconscientemente as crianças me sugerem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA Ø Semana RELEITURAS: Romero Britto e o Encantar da Natureza

PROJETO: REGANDO MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE

RESENHA DE TEXTO: “A PEDAGOGIA COMO UMA TECNOLOGIA CULTURAL”, de Simon (1995)